Pesquisas já apontam que o modelo de infraestrutura baseado na hiperconvergência está em processo de adoção ou teste em ao menos 25% das empresas de nível global. Isso porque a hiperconvergência transforma a infraestrutura em um único framework de TI unindo armazenamento, capacidade computacional e escalabilidade de rede.
Plataformas baseadas na hiperconvergência incluem virtualização, armazenamento e redes definidos por software, permitindo a criação de um cluster de de recursos, que suporta as maiores demandas.
O custo da infraestrutura ociosa e do legado
Um dos maiores problemas enfrentados pela TI é o custo da infraestrutura ociosa – ou seja, a necessidade de provisionar capacidade de processamento para momentos de pico, demandando um alto investimento. Por outro lado, há também o legado cujo custo de atualização pode inviabilizar um novo projeto. A hiperconvergência auxilia no equacionamento dos dois cenários, maximizando o poder da infraestrutura, que se torna commoditie, e tornando o gerenciamento mais flexível para TI.
Para os líderes que buscam realizer uma modernização em seu datacenter, a hiperconvergência pode oferecer a agilidade da infraestrutura de uma nuvem pública.
Hiperconvergência X infraestrutura em convergência
A infraestrutura em convergência envolve um pacote pré-configurado de software e hardware em um único sistema de gerenciamento para simplicar a gestão. Em um ambiente de hiperconvergência, os componentes não precisam ser separados; os elementos são definidos por software e implementados virtualmente, com a integração transparente. Isso permite que as organizações expandam rapidamente a sua capacidade de processamento, adicionando apenas novos módulos.
A hiperconvergência possibilita entregar simplicidade e flexibilidade quando comparada com as soluções de legado. Os sistemas integrados de segurança, servidores e switches de rede são gerenciados como um sistema único através de todas as instâncias da infraestrutura.
Em uma pesquisa realizada pela Forrester, a infraestrutura de hiperconvergência tem suportado processos como: grandes bancos de dados (Oracle ou SQL); serviços de impressão e arquivos; colaboração, como o Exchange ou Share Point, desktops virtualizados, sistemas comerciais ERP, como SAP e Oracle, ou sistemas de processamento de sites web.
A INNOVO é uma das primeiras integradoras brasileiras a adotar a tecnologia de hiperconvergência para clientes brasileiros. Entre em contato conosco entenda como podemos transformar o seu negócio, tornando sua operação altamente escalável e eficiente.